Compulsão Alimentar

28/02/2024


  • A compulsão alimentar é um distúrbio que causa a necessidade de consumir grandes quantidades de alimentos
  • Depois de um episódio de compulsão alimentar a pessoa fica se sentindo culpada e triste
  • Ficar muito tempo sem comer ou diminuir a quantidade de alimentos drasticamente não é a solução para controlar o problema
  • É importante beber bastante água e consumir alimentos com fibras
  • É necessário evitar alimentos com poucos nutrientes, carregados de calorias, gorduras, açúcar e sódio
  • Praticar atividade física regular, planejar as refeições e dormir bem são mais estratégias usadas para controlar a compulsão alimentar

Quem nunca exagerou na quantidade de comida ou continuou comendo mesmo sem fome? De vez em quando, esses comportamentos podem fazer parte da rotina sem comprometer a saúde e eles são erroneamente confundidos com a compulsão alimentar. O Transtorno da Compulsão Alimentar, no entanto, é diferente: nele as pessoas consomem grandes quantidades de alimentos de forma impulsiva e rapidamente, em intervalos curtos e depois se sentem culpadas e tristes por essa situação.

Esse problema de saúde geralmente surge como uma forma de lidar com os afetos negativos e é comum que a pessoa não consiga se controlar. Além de consumir alimentos em excesso, a pessoa com compulsão alimentar come mais rápido do que o normal, geralmente evita se alimentar na frente de outras pessoas e sente muita vergonha após a compulsão.

Relacionadas

O que acontece com o corpo quando passamos a beber 8 copos d'água por dia?

10 opções de alimentos saudáveis para comer no jantar

5 alimentos que previnem as pedras na vesícula e reduzem seus sintomas

É comum também que o compulsivo continue comendo de forma descontrolada mesmo quando estiver satisfeito. Alguns chegam a esconder ou estocar comida para comer mais tarde em segredo.

A compulsão alimentar ocorre devido a um conjunto de fatores, mas é mais frequente em pessoas que têm obsessão pela imagem do seu corpo, por aquelas que estão passando por um momento de estresse ou tiveram algum trauma emocional e apresentam baixa autoestima. Para ser diagnosticada com compulsão alimentar, a pessoa precisa ter apresentado pelo menos um episódio por semana nos últimos três meses.

Lembrando que os episódios frequentes de compulsão alimentar levam ao ganho de peso. A obesidade contribui para aumentar as chances de surgirem doenças como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, quem sofre com a compulsão alimentar pode apresentar problemas de sono, infertilidade e dificuldade na hora de interagir com outras pessoas.

A compulsão alimentar costuma aparecer no final da adolescência ou fase adulta e a maioria das pessoas não conseguem superar esse problema de saúde sem ajuda. O primeiro passo para lidar com esse distúrbio é procurar a orientação de um especialista. Mas, algumas estratégias são recomendadas para controlar o impulso de comer exageradamente. Veja detalhes a seguir: